Notícias

Papa: Deus mora na pequenez dos pobres que encontramos

“Peçamos ao Senhor que nos livre do eficientismo, do mundanismo, da tentação sutil de render culto a nós mesmos e à nossa bravura. Peçamos a graça de acolher o caminho indicado pela Palavra de Deus: humildade, comunhão, renúncia.” Foi a exortação do Papa Francisco na missa celebrada na tarde desta quinta-feira (23/05) no Altar da …

O namoro entre o encanto e discernimento

O mês de maio é um período de numerosos casamentos, mês das noivas, pelo que consideramos oportuna uma reflexão sobre a preparação, a vida conjugal e familiar, falando sobre o namoro. O que percebemos é a perda do encanto dos namorados, substituído por uma aceleração e precipitação de uma intimidade muitas vezes superficial e epidérmica. …

Santa Rita de Cássia, Santa dos Impossíveis

Nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1381. Seu grande desejo era consagrar-se à vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando. Tiveram dois filhos, e ela buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar …

Papa: a vida se enfrenta com a paz de Jesus e senso de humor

Como é possível conciliar as “tribulações” e as perseguições que São Paulo sofre, narradas na página dos Atos dos Apóstolos de hoje, com a paz que Jesus deixa aos seus discípulos contidas no Evangelho de João? A homilia do Papa Francisco esta manhã na Casa Santa Marta se inspira nesta interrogação. Bem-aventurados quando vos injuriarem… …

Em nome da Mãe e do Filho

Invocada sob diferentes títulos, Nossa Senhora, Mãe de Deus, tem um mês a ela dedicado, e mostra-se próxima dos fiéis em diferentes povos e culturas Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Trinta e Três, Guadalupe, Fátima, Nossa Senhora do Carmo. São inúmeros os títulos e invocações de Maria, Mãe …

Novo céu e nova terra

O tempo da Páscoa vai se encaminhando para a Solenidade da Ascensão do Senhor e para a grande solenidade de Pentecostes. Continua sendo uma grande oportunidade de olharmos para o Senhor que está vivo e presente no meio de nós. Cristo é um acontecimento atual, não mera recordação do passado. Por meio do nosso testemunho …

A liturgia é a fonte da fé da Igreja

Durante a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece entre os dias 1º e 10, em Aparecida (SP), foi apresentada ao episcopado a última parte da revisão da tradução do Missal Romano, livro litúrgico que contém as orações e ritos da celebração missa. O trabalho da revisão é de …

A sabedoria do silêncio de Maria Santíssima

Durante o mês de maio, procuramos aprender sobre as virtudes de Nossa Senhora. Dentre muitos exemplos, poderíamos reparar no seu silêncio. Sabemos que o Evangelho de Lucas narra a anunciação da Maternidade Divina a Maria, pelo Arcanjo São Gabriel. No entanto, não nos fala da vida de Maria antes de conhecer sua vocação. Imaginamos que …

Beata Irmã Dulce, o “Anjo bom da Bahia”, será proclamada Santa

Com o Decreto autorizado pelo Santo Padre reconhecendo o milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce, a Beata será proximamente proclamada Santa em solene celebração de canonizações. Entre outros decretos, destaque também para o que reconhece as virtudes heróicas do Servo de Deus Salvador Pinzetta, Frade Menor Capuchinho nascido em Casca, no Rio Grande do …

Escutar jovens

O Santuário Nacional de Aparecida sediou, de 1º a 10 de maio, a 57ª assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a participação de cerca de 330 bispos católicos, representantes das 275 dioceses do Brasil. Realizada anualmente, a assembleia tem o objetivo principal de tratar de assuntos relevantes para a vida, …