Notícias

A compaixão é a chave da vida cristã

O Papa Francisco dedicou a alocução que antecede a oração do Angelus à parábola do Bom Samaritano, proposta pela liturgia deste XV Domingo do Tempo Comum. Para Francisco, esta parábola se tornou paradigmática da vida cristã: “Tornou-se o modelo de como um cristão deve agir”, convidando os fiéis a lerem o “tesouro” contido no Evangelho …

XV Domingo do Tempo Comum

A primeira leitura da liturgia de hoje nos fala da maravilha que é possuir uma lei feita por Deus e que, por isso mesmo, leva à Vida. Essa Lei está impregnada em nosso ser. O Livro do Deuteronômio diz que ela “está ao seu alcance: está na sua boca e no seu coração”. Isso significa …

Papa: de forma tradicional ou tecnológica, o importante é ler a Palavra de Deus

Santificar a nossa vida abrindo um celular… pode parecer heresia, mas é a realidade para milhares de fiéis, religiosos, religiosas e sacerdotes. Com um ritmo de vida frenético, às vezes é no metrô ou no ônibus que se encontra tempo para rezar. O brasileiro, em média, passa 1h20 no trânsito todos os dias. O paulistano, …

O Bom Samaritano

Nas celebrações do próximo domingo, o Evangelho a ser proclamado será a comovente Parábola do Bom Samaritano contada por Jesus para responder a pergunta de um doutor da Lei, sobre quem seria o seu próximo. No fim da narração, Jesus devolve a pergunta: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que …

Superar a privatização da fé

Somos mais de sete bilhões de pessoas no mundo. Dois terços residem nas cidades, sobretudo em grandes centros urbanos. No Brasil, a população urbana que, em 1940, era de 31%, atinge, hoje, a marca de 86% dos 209 milhões de habitantes estimados pelo IBGE em 2018. Esses dados, associados aos gravíssimos problemas gerados no mundo …

Cultura urbana, desafio à missão da Igreja

O foco das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio de 2019 a 2023, aprovadas pela assembleia geral da CNBB em maio passado, é a missão da Igreja nas cidades e na cultura urbana. Essa atenção especial à missão da Igreja na cidade justifica-se por dois motivos: mais de 80% …

O penitente fala a Deus

O Vaticano voltou a reafirmar nesta semana a inviolabilidade do segredo da confissão em resposta a iniciativas legislativas de vários países para revelar casos de abuso sexual de padres conhecidos em confissões. Numa nota da Penitenciaria Apostólica, a Santa Sé indicou que não admite exceções “nem no âmbito eclesial nem no âmbito civil” ao segredo …

Igreja, Casa e Missão

A Igreja Católica no Brasil, depois de longo período de avaliação e partilha, definiu suas novas Diretrizes para a sua ação evangelizadora para os anos de 2019 a 2023. Nós, como Igreja católica em Montenegro, também estamos avaliando nossa caminhada pastoral e evangelizadora para organizar nosso Plano de Pastoral para os próximos anos. A Igreja …

XIV Domingo do Tempo Comum

O Evangelho de Lucas proclamado na liturgia deste domingo nos fala do envio, feito por Jesus, de 72 discípulos para prepararem sua chegada a toda cidade e lugar anunciando a Boa Nova. Sabendo que na concepção rabínica da época havia no mundo 72 nações, podemos entender que o Senhor envia seus discípulos ao mundo todo …

Anunciar Jesus Cristo, hoje?

O texto bíblico, da liturgia católica deste domingo, tirado de Lucas 10,1-12.17-20, conta que Jesus escolheu discípulos e os enviou, na “sua frente, a toda cidade e lugar onde ele próprio devia ir”. Faz recomendações sobre como deveria ser a postura deles e descreve algumas possíveis reações dos destinatários. De lá até hoje, já se …