Pastoral Universitária: ação evangelizadora no âmbito universitário

O Setor Universidades, criado em 2007 pela CNBB, nasceu para incentivar, pensar e articular a ação evangelizadora no meio universitário. Tendo em vista que a vocação da Própria Igreja é evangelizar , o encontro com Cristo também acontece nas Instituições de Ensino Superior, sejam elas confessionais ou não. A realidade na Universidade é muito dinâmica e plural, sendo um lugar de pergunta, reflexão e de busca de um sentido para a vida de tantos jovens que lá estão.
Nesse contexto a Igreja se mostra presença viva e necessária, para acompanhamento da comunidade universitária, que passa por tantos desafios, sendo esse um período de estudo, trabalho, pesquisa e extensão. Para que a Igreja se torne presença acolhedora nesse ambiente, foi criada a Pastoral Universitária, que é um braço do Setor Universidades. Segundo o documento 102 da CNBB (O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário), “a Pastoral Universitária é a ação evangelizadora da Igreja no âmbito universitário, coordenada e em comunhão com o bispo diocesano” (2013, p. 11). É uma “pastoral de fronteira”, ou seja, uma ligação direta entre a Igreja e a cultura, promovendo um diálogo com o meio acadêmico, em que estão inseridos alunos, professores e funcionários das mais diversas instituições. Ainda segundo o documento 102 (2013, p.11), a missão da Pastoral Universitária,
“é evangelizar o mundo universitário a partir de Jesus Cristo, construindo comunidade eclesial nesse âmbito, colaborando para formar profissionais que vivam a alegria do encontro com Ele e que, seguindo os valores do Evangelho e os ideais do Reino de Deus, sejam promotores de um mundo justo e solidário para todos”.

Segundo o Documento 109 da CNBB (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. 2019 – 2023), “a vivência cotidiana do amor fraterno em comunidade constitui uma forma privilegiada de testemunho cristão” (2019, p. 25). O testemunho cristão nas universidades faz com que a solidariedade e a caridade estejam presentes nos gestos desses jovens. Na dimensão da pesquisa a Pastoral Universitária também se faz presente, com serviços e atividades realizadas.
Na nossa Diocese de Itapeva, a Pastoral Universitária também atende pelo nome de “Movimento Universidade em Saída” e está presente desde o ano de 2017, impulsionada pelo bispo diocesano Dom Arnaldo Carvalheiro Neto nas mais diversas instituições, como por exemplo na UNESP e na FAIT (Itapeva) e na FATEC (Capão Bonito). As ações da Pastoral Universitária Diocesana já ultrapassaram o âmbito religioso e já adentraram, inclusive, no âmbito da pesquisa, introduzindo “o humanismo solidário” nesse contexto, inspirado na Doutrina Social da Igreja. Ações sociais também já foram efetivadas em muitas oportunidades, atendendo as necessidades da comunidade acadêmica ou das comunidades que necessitam de apoio. As ações culturais são destaque, sendo a mais conhecida delas o famoso “REPLICA”, que acontece na FATEC de Capão Bonito, um bate papo aberto sobre um tema que promova a empatia.
É aluna ou aluno, professora ou professor, funcionária ou funcionário de alguma Instituição de Ensino Superior na Diocese de Itapeva? Quer conhecer mais sobre o Movimento Universidade em Saída? Entre em contato através do e-mails professortiagoaulas@outlook.com ou priroel@hotmail.com.

Professor Tiago Souza. Coordenador do Movimento Universidade em Saída. Coordenador da Campanha da Fraternidade – Diocese de Itapeva. Membro da Cáritas Diocesana e do Movimento Voz dos Pobres. Licenciado em História e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos pela PUC/PR. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de Educação, Comunidade e Movimentos Sociais.