Paróquia Nossa Senhora da Conceição acolhe encontro da Forania Oeste para discutir a Campanha da Fraternidade 2020 e suas ações.

Neste domingo (19) aconteceu o encontro da Forania Oeste para discutir a Campanha da Fraternidade 2020 que tem como Tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

A Forania Oeste dentro da Diocese de Itapeva compreende os municípios de Itararé, Itaporanga, Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé e Riversul.

O Pároco Padre Ricardo dos Santos Aguiar da Ordem Estigmatina, abriu as portas da paróquia Nossa Senhora da Conceição para a realização deste encontro que foi conduzido por uma equipe formada pelo leigo e vice-presidente da Cáritas de Itapeva, Elissom Oliveira, além do seminarista Igor Augusto Vanzeli Teixeira e da Assistente Social Daniele Cristina de Brito Moraes Oliveira.

“Iniciamos estes encontros de formação orientados pela Diocese de Itapeva através das Foranias. Na semana passada estivemos em Nova Campina (Forania Centro), neste final de semana aqui em Itararé (Forania Oeste) e na próxima semana estaremos em Itaí (Forania Norte)”, disse o seminarista Igor. Segundo ele, haverá ainda a formação em Apiaí (Forania Sul) e por último em Capão Bonito (Forania Leste).

“Para uma melhor formação e articulação dos fiéis, o nosso Bispo Dom Arnaldo achou melhor realizarmos estes encontros por Foranias, com isso abrangendo mais pessoas. A Campanha da Fraternidade com seu Tema ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’ e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’ se baseia na passagem bíblica do Bom Samaritano”, comentou Igor.

Segundo o seminarista, a CF 2020 se preocupa com as injustiças sociais, inclusive aquelas ‘veladas’ ou seja, dentro das famílias bem como as injustiças presentes em nossa sociedade.

Durante todo o encontro intercalado com discussões sobre o tema e o lema e dinâmicas bem elaboradas, a equipe passou a necessidade do ‘olhar mais atento’ com relação as mazelas sofridas pelo povo através das diversas formas de violência, mas principalmente a necessidade de todos ‘enxergarem’ e não apenas verem os problemas diante de seus olhos. “É necessário enxergar o outro e saber aproximar-se dele, mas também ouvir suas necessidades e acolher”, explanou Elisson Oliveira.

A proposta é de não deixar apenas que esta seja somente mais uma Campanha da Fraternidade, mas que sejam identificados os problemas e apresentados soluções em prol do próximo, sabendo identificar este próximo.

O cartaz da Campanha da Fraternidade 2020 traz a imagem da agora, Santa Irmã Dulce, primeira brasileira canonizada recentemente pelo Papa Francisco e que demonstra que é necessário uma verdadeira entrega ao próximo, sem reservas e discriminações assim como fez o Bom Samaritano que não fez distinção de etnia, crença ou posição social e deu tudo o que tinha (azeite e vinho) para passar nas feridas daquele que estava às margens do caminho.

O próximo encontro da CF da Forania Oeste em Itararé acontecerá no dia 03 de Maio.

Por Edson Silva – Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itararé