Forania Centro realiza projeto Virada Solidária

Em 2002 o hino da Campanha da Fraternidade nos dizia: “A necessidade era tanta e tamanha, que a fraternidade saiu em campanha. Andou pelos vales subiu as montanhas, foi levar o seu pão. A dor era tanta, a injustiça tamanha, que a luz de Jesus que seu povo acompanha, o iluminou pra viver em campanha, em favor dos irmãos”.
Este mesmo hino tem nos falado muito forte nas missões que temos assumido de uns tempos pra cá. “Temos”, pois somos um grupo de amigos que “num só coração e numa só alma, num só sentimento em favor dos pequenos, e o desejo feliz de tornar o lugar onde vivemos mais irmão e fraterno” – continua a nos tocar a música escrita por Padre Zezinho.
E deste sentimento que tocou um grupo de amigos, temos a plena certeza que será o desejo de toda população em favor desta ação de solidariedade. “Vão fazer de nós, povo do Senhor, construtores do amor, operários da paz, mais fiéis a Jesus; Vão fazer a Igreja, uma Igreja mais santa e mais plena de luz”.
Neste ano temos outra campanha da fraternidade que nos mobiliza e inspira para uma ação humana e que tem em seu lema a seguinte citação de do evangelho de São Lucas 10, 33-34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
Diante de tudo isso, exponho os sinceros desejos de 7 jovens de tornar possível o cuidado com nossos irmãos que necessitam de serem olhados com compaixão e receber os devidos cuidados. E que de 7 nos tornemos milhares para que esta campanha seja efetivamente realizada e tornar possível a dignidade para todos.
A Virada Solidária será realizada na região de Itapeva, entre os dias 27/04 a 10/05, tendo como ponto alto a transmissão de uma live no dia 09 de maio através de plataformas digitais: Youtube (canal Diocese de Itapeva), Facebook e Instagram (Catedral Itapeva).
É uma idealização da Igreja Católica de Itapeva, através de sua forania centro, que compreende 7 paróquias, com o apoio de seu bispo diocesano Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. As quatro cidades envolvidas são: Itapeva, Taquarivaí, Nova Campina e Ribeirão Branco. Apesar disso, a Virada Solidária não está restrita a uma única religião, sendo nossa finalidade o ecumenismo. As demais denominações são convidadas a participar.
Diante de todo o exposto nossos objetivos são: mobilizar a sociedade para que possam focar suas atenções, olhares e ouvidos para as famílias vulneráveis, necessitadas de apoio; disponibilizar um canal de comunicação digital, através de live- respeitando as normas de distanciamento social – para a transmissão de artistas locais e mensagens de reflexão cristã, no dia 09 de maio; e oportunizar e facilitar nesse período a doação de alimentos, roupas, cobertores e materiais de higiene pessoal e limpeza que serão revertidos aos projetos humanitários e sociais das igreja envolvidas, com o foco de chegar de forma direta às famílias necessitadas.
Através da cultura e da sensibilidade humana , vamos criar ações de arrecadação local para ajudar as famílias que aqui vivem!
Como ajudar? No período de 27/04 a 08/05 as doações podem ser deixadas nos pontos de arrecadação espalhados pelos 4 municípios envolvidos, em: igrejas, mercados, padarias e farmácias, indicadas com a marca Virada Solidária.
Ou através de depósito bancário, entrando em contato pelo telefone (15) 99627 2296. Também através de doações em dinheiro pelo aplicativo Delivery Much.
No dia da live haverá o sistema de drive thru em local e horário a ser divulgado para a entrega das doações. E durante toda a live será disponibilizado QR code na transmissão para doações financeiras.
Desde já somos muito gratos a Deus por nos tornar capazes de realizar ações do bem e de ajuda ao próximo. Somo gratos a todos aqueles que abraçaram a causa conosco e tornarão possível para tantos outros também. Gratidão!

Por Marcela Lahoud – Pascom Diocesana