Evento nacional da Cáritas movimenta Ribeira

Nesta semana a cidade de Ribeira – SP, está recebendo a equipe do Magre: Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências da Cáritas Brasileira, para o II Seminário Nacional Comunidades mais Seguras e a Capacitação Nacional da Caixa de Ferramentas, com tema: Resiliência Comunitária e a Redução de Riscos de Desastres.

O seminário conta com o apoio da Cáritas Alemã e a parceria do Grupo de Gestão de Risco de Desastre (GRID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participam cerca de 35 pessoas vindas de diversas partes do Brasil.

A cerimônia de abertura realizada nesta terça-feira no Ginásio Municipal contou com a presença do padre Adilson de Oliveira, pároco da Paróquia Bom Jesus, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Itapeva e referencial da Cáritas do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Manuel Ferreira dos Santos Júnior, bispo de Ribeira SP, Marcelo Lemos, Assessor Nacional do MAGRE, Antônio Evangelista, Secretário Regional da Cáritas SP, Eloisa Giazzon, Pesquisadora do GRID/UFRGS, Jonas Dias Batista, prefeito de Ribeira SP, representantes da Cáritas Diocesana, demais autoridades e vários padres.

Logo após a abertura, começaram as palestras que trataram da situação da Região do Vale do Ribeira, dando destaque aos acidentes naturais já ocorridos na região e formas de prever e evitar eventos futuros. Na parte da tarde, aconteceram apresentações de vários temas relacionados a conservação do meio ambiente e ao uso de materiais alternativos em construções, como o bambu. Os participantes também se reuniram em grupos para discutir as realidades vividas em suas regiões, os resultados foram apresentados em seguida em uma plenária.

Encerrando o dia, todos puderam apreciar belíssimas apresentações culturais, entre elas um encenação do Musical O Rei Leão e uma apresentação do Coral da Catequese da Paróquia Santo Antônio da cidade de Apiaí.

O Seminário segue no dia de hoje até o próximo sábado, dia 22, no Salão da Paróquia Bom Jesus na cidade de Ribeira.