Encontro diocesano dos líderes da Pastoral da Criança.

No dia primeiro de dezembro de 2019, na Vila Aparecida, no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, aconteceu o Encontro Diocesano dos Líderes da Pastoral da criança, tendo como tema: “Alegra-te cheia de graça” (Lc 1, 28). Estavam presentes 134 participantes líderes de toda a diocese.
Iniciamos com um momento de acolhida preparada pelo grupo de canto que também são líderes, bem como a oração conduzida por Irmã Sebastiana Mendonça de Sousa – CIIC, seguida de uma calorosa acolhida a Irmã Veneranda Alencar (Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança), que fez uma palestra sobre a Missão do líder, ressaltando três ações: visita domiciliar, celebração da vida e a reunião para reflexão e avaliação, bem como destacou as campanhas e a importância de “Dormir de barriga para cima”, os 10 mandamentos da paz nas famílias e mil dias e toda a sua dinamicidade.
Depois foi feito um teatro pela equipe da paróquia Nossa Senhora Aparecida, que falaram especificamente a nossa Mãe e Rainha, momento este que nos reportou ao século 19, foi brilhante.
Em seguida nossa líder Romalda (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Capão Bonito) nos trouxe o tema: Mil Dias, e ressaltou a importância da amamentação e como se deve ter a consciência do leite materno para o bebê e o cuidado da vida desde o ventre materno – finalizando assim com um canto: ser mãe é tocar o céu, é ganhar um troféu.
Entre um canto, um mimo e outro, a palavra estava com a líder Maria José e sua equipe, da (Paróquia Santo Antônio – Itaí), que como tema refletiu sobre: Dormir de barriga para cima, falou muito bem sobre a importância de a criança dormir de barriga para cima e sua prevenção das mortes súbitas.
Nosso encontro foi dinâmico, participativo, onde cada vez mais aprende-se a importância da vida das crianças e a maneira como devem ser tratados e cuidados, jamais esquecendo do amor e que um dia também fomos como elas.
Ao final encerramos com uma linda Missa presidida por Padre Edson Sene – da Paróquia do Divino Espírito Santo – Itararé, que salientou três pessoas que deram a vida cuidando das crianças: Padre Henrique Helsloot “Visitei algumas comunidades e bairros rurais e aquela imagem de crianças desnutridas me incomodou e dessa indignação, nasceu o Centro de Assistência Social”, Irmã Jaci, que também foi uma grande líder da pastoral da Criança e amante da vida, bem como Dra. Zilda Arns Neumann, “A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”. Pessoas como esta que nos deixaram o legado de continuar promovendo a vida