DIOCESE CELEBRA 55 ANOS

Pouco mais de meio século de história, há exatos 55 anos, em 2 de março de 1968 pela Bula Pontifícia QUANTUM SPEI do Papa Paulo VI, da-se a criação da Diocese de Itapeva.
Para compor a Diocese, na época, foram desmembradas da Arquidiocese de Botucatu 4 paróquias; da Diocese de Santos 4 paróquias; da Diocese de Sorocaba 12 paróquias. Ao todo o território da nova diocese abrangeu 20 municípios numa área total de 18.615 quilômetros quadrados com uma população de 250 mil habitantes.
Atualmente a situação geográfica da Diocese de Itapeva abrange 22 municípios, temos ao todo 28 paróquias, 02 Seminários, 01 Santuário e 01 Área Pastoral.
Diocese é a forma como a Igreja se organiza pastoral e territorialmente em todo o mundo. Também chamada de Igreja Particular, portanto, é um distrito cuja administração eclesiástica está a cargo de um bispo. Este prelado é responsável por dirigir todas as paróquias que fazem parte de sua diocese.
Na Diocese de Itapeva tivemos a administração de seis bispos, tendo hoje o sétimo. São eles: Dom Silvio Maria Dário (1968 a 1974), Dom José Lambert (1975 a 1979), Dom Fernando Legal (1980 a 1985), Dom Frei Alano Maria Pena (1985 a 1993), Dom José Moreira de Melo (1996 a 2016), Dom Arnaldo Carvalheiro Neto (2016 a 2022) e atualmente nosso 7° bispo Dom Eduardo Malaspina, nomeado pelo Papa Francisco em 28 de dezembro de 2022 e empossado em 11 de fevereiro de 2023. Sant’Ana, mãe de Maria, é a padroeira desta Igreja particular.
Na paróquia Catedral de Sant’Ana, a Santa Missa presidida por Dom Eduardo contou com a participação do nosso clero, religiosos e religiosas e representantes do povo das paróquias da cidade e da região.
Nosso bispo nos questionou durante a homilia sobre: O que Deus espera de nós? E nós fez refletir o caminhar desse povo cristão diocesano. Saudou os padres que tanto fazem pela nossa igreja particular.
Todas as fotos desse momento especial estão disponíveis em nosso Facebook e em breve a matéria completa em nossas redes sociais.
Fotos: Mariana Barros – Pascom Catedral