Ano da Família

Em 19 de março de 2021, a Igreja comemorou 5 anos da publicação da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” sobre a beleza e a alegria do amor familiar. Neste mesmo dia, o Papa Francisco inaugurou o Ano “Família Amoris Laetitia”, que terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma com o Santo Padre.
A intenção do Ano da Família é renovar – com criatividade, o impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade. “Reavivar a nossa consciência sobre a importância do matrimônio e da família (…) estimular a apreciar os dons do matrimônio e a manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência; (…) encorajar todos a serem sinais de misericórdia e proximidade para a vida familiar, onde esta não se realize perfeitamente ou não se desenrole em paz e alegria.” (cf. Amoris Laetitia, Papa Francisco). Por meio de iniciativas espirituais, pastorais e culturais planejadas para o Ano “Família Amoris Laetitia” o Papa Francisco pretende dirigir-se a todas as comunidades eclesiais do mundo, exortando cada pessoa a ser uma testemunha do amor familiar.
Neste contexto pandêmico cada paróquia, da nossa Diocese de Itapeva, em particular, tem celebrado e acompanhado as informações e avanços do Ano da Família. É preciso destacar a importância dos meios de comunicação online, com aplicativos que nos permitem estarmos juntos, apesar da distância física. Nestes novos meios de contatos a Pastoral Familiar tem mantido seu vínculo, através de momentos oracionais, dos quais tenho participado falando das conquistas e avanços do Ano Família Amoris Laetitia, como:
1º. Fórum “Onde estamos com Amoris Laetitia? Estratégias de aplicação da Exortação Apostólica do Papa Francisco” – Fórum ocorrido de 9 a 12 de junho de 2021, com os chefes dos departamentos de pastoral familiar das conferências episcopais.
2º. Projeto “10 Video Amoris Laetitia ”: o Santo Padre contará os capítulos da exortação apostólica, junto com famílias que testemunharão alguns aspectos de sua vida cotidiana. A cada mês será lançado um vídeo para despertar o interesse pastoral pela família nas dioceses e paróquias de todo o mundo.
3º. #IamChurch: divulgação de alguns depoimentos em vídeo sobre liderança eclesial e a fé das pessoas com deficiência.
4º. “Caminhando com as famílias”: 12 propostas pastorais concretas de caminhada com as famílias inspiradas em Amoris Laetitia.
5º. Comemoração do Dia dos Avós e Idosos – no próximo dia 25 de Julho.
6º. E também existe toda uma expectativa para o X Encontro Mundial das Famílias em Roma 2022, com o Papa Francisco.
O Ano “Família Amoris Laetitia” busca reavivar a memória dos bispos, padres, leigos e das famílias sobre a importância da instituição familiar. E difundir o conteúdo da Exortação Apostólica Amoris laetitia que muita gente já esqueceu ou não chegou a ter contato. O que cada um pode fazer em casa, de imediato, é recobrar os conteúdos da Amoris Laetitia, estudando, rezando com esses conteúdos com a sua própria família.
Vamos caminhando juntos com a Igreja, com o Papa, vamos celebrar bem o Ano da Família, da maneira que podemos. Celebrar esse ano tão bonito, tão significativo, juntamente com o Ano de São José, que faz resplandecer, portanto, o valor da família, sobretudo a partir da família de Nazaré.

Padre Luiz Antonio de Oliveira Junior