Notícias

‘Em atenção à tua palavra…’

Praticamente todas as nossas atividades exigem atenção, mas algumas delas exigem muita atenção. Isso quer dizer que não podemos estar divididos, fazendo duas coisas ao mesmo tempo. É preciso dar prioridade àquilo que é mais importante, que merece maior atenção. Se isso é válido para a nossa vida familiar, profissional e social, é ainda mais …

Fome no mundo, superar injustiça que brada aos céus

Foi aguardado com grande expectativa e seguido com particular a atenção o discurso que o Papa Francisco dirigiu na quinta-feira (14/02) em Roma na sede do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) ao Conselho de Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência da Onu. Uma ocasião de grande interesse …

Dom Arnaldo visita refugiados venezuelanos em São Paulo

Nesta quinta-feira (14), Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo da diocese de Itapeva e referencial da Cáritas do Regional São Paulo, esteve na cidade de São Paulo para uma visita aos refugiados venezuelanos acolhidos na cidade. O bispo pode conhecer as instalações, que ficam na zona leste da capital, onde estão vivendo cerca de 100 pessoas …

A fé e o testemunho

Estimados Diocesanos! Quem de nós já foi provado na sua fé, pelos acontecimentos da história pessoal, sabe o quanto é dolorido, mas também o quanto podemos crescer espiritualmente diante dos sofrimentos que a vida nos apresenta na nossa caminhada de peregrinos neste mundo. Mas não peregrinos sem destino, que vagam sem ocaso nos desertos da …

Acertar na vida

Ao nos alegrarmos com o testemunho feliz de uma vida matrimonial, sacerdotal ou consagrada, questionamo-nos sobre o que está na base de uma vocação acertada. O que não pode faltar na hora de perguntar-se e decidir sobre um caminho vocacional? A crise vocacional que estamos vivendo não tem uma única causa. É complexa, passando pelo …

Uma Igreja próxima de quem sofre

Neste dia 11 de fevereiro, segunda-feira, celebramos o dia de Nossa Senhora de Lourdes e comemoramos o XXVII Dia Mundial dos Enfermos. O Papa Francisco colocou como tema desse ano “Recebestes de graça, dai de graça” (Mt 10,8). Ou seja, o voluntariado, a disponibilidade de poder cada vez mais na gratuidade ser essa presença junto …

Nossa Senhora de Lourdes

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje. “Certo dia, fui com duas meninas às margens do …

Dia Mundial do Enfermo: a presença da Igreja missionária no mundo do sofrimento

Em 11 de fevereiro de cada ano, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja celebra o Dia Mundial do Enfermo, instituído pelo Papa João Paulo II em 1992, para ser “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de chamado para todos a reconhecerem …

V Domingo do Tempo Comum

Vemos na primeira leitura a disponibilidade de Isaías. Javé não lhe faz o convite diretamente, mas pergunta a Si mesmo quem enviar? Isaías não se faz de rogado e imediatamente se apresenta e se oferece. Já bem antes, diante da magnífica visão de Deus, Isaías já havia se reconhecido pecador e indigno da visão. Agora, …

Meio ambiente: responsabilidade de todos

A tradição judaico-cristã exorta o ser humano a “cultivar e guardar” o jardim do mundo (Gn 2,15). “Cultivar” implica lavrar, trabalhar o terreno. “Guardar” significa proteger, cuidar, preservar, velar. Isso implica uma relação de reciprocidade responsável entre o ser humano e a natureza. Para o Papa Francisco, “cada comunidade recebe da bondade da terra aquilo …