Paróquias

itapeva-bispo      brasao-dom-arnaldo     mapa-regioes-atual

Diocese de Itapeva

A Diocese de Itapeva foi criada em 02/03/1968 pela Bula Pontifícia QUANTUM SPEI do Papa Paulo VI. Ao todo o território da diocese conta com 22 municípios numa área total de 18.615 quilômetros quadrados e com uma população de cerca de 410 mil habitantes.

A história da diocese de Itapeva é recente e teve início com a designação do então Monsenhor Benjamim de Sousa Gomes para as funções de Vigário Episcopal, mediante provisão assinada em 22/04/1967 por Dom José Melhado Campos, administrador Apostólico da Diocese de Sorocaba que sentia a necessidade de desmembrá-la para maior eficácia do atendimento pastoral que se tornava difícil dentro das dimensões da Diocese de Sorocaba, na ocasião a maior do estado, com cerca de 30 mil quilômetros quadrados e a população de 800 mil pessoas aproximadamente.

O Vigário Episcopal, Monsenhor Benjamim, futuramente nomeado bispo de Paranavaí, hoje falecido desincumbiu-se brilhantemente de sua missão, não lhe faltando em momento algum, o necessário apoio moral e material das dignas autoridades municipais e do povo desta cidade.

É necessário lembrar que a mais de 40 anos,ou seja á época da instalação da Diocese de Sorocaba, conforme testemunho de Dom Aguirre, o religioso dominicano frei Cláudio Argote OSA, então pároco de Itapeva, já previa a criação do bispado nesta cidade por se apresentar  como centro geográfico natural da região sul do estado.

O primeiro bispo da Diocese de Itapeva foi Dom Sílvio Maria Dário (1968-1974).Com o falecimento de Dom Sílvio veio exercer o pastoreio o seu segundo bispo, Dom José Lambert, CSS (1975-1979),hoje falecido. Com a transferência deste para a diocese de Sorocaba, Itapeva recebeu seu terceiro bispo,Dom Fernando Legal,SDB (1980-1985). Também Dom Fernando foi transferido para a diocese de Limeira. Foi então , designado para Itapeva Dom frei Alano Maria Pena,OP (1985-1993). Dom Alano foi transferido para a diocese de Nova Friburgo no Rio de Janeiro. A diocese desde então é pastoreada por Dom José Moreira de Melo que a assumiu em 16/05/1996. Em 2016, seguindo instrução da Santa Igreja, Dom José renuncia a administração da diocese ao completar 75 anos de vida, assumindo então Dom Arnaldo Carvalheiro Neto.

Fazem parte atualmente da diocese de Itapeva os municípios, Apiaí, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Coronel Macedo, Guapiara, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Taquarituba e Taquarivaí.

mitra-novo

bom jesus riberião branco

bom jesus riversul

são roque taquarituba